SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Poluição dos rios através do lixo

    Os rios são a fonte da vida no planeta, mas os homens ainda não sabem disso, pois o poluem com; esgotos, lixo de toda a espécie, produtos químicos e por ai vai, estamos secando milhares de rios com extração de areia e assoreamento através do lixo em excesso.
    A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes .
    A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
    Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.
 

GOVERNADOR VALADARES

Rio Doce

    A bacia do Rio Doce banha 202 cidades em Minas e 28 no Espírito Santo, numa extensão de aproximadamente 83.400 quilômetros quadrados.Em Valadares é responsável pelo abastecimento total da cidade.
    O rio está sofrendo problemas de poluição através do acúmulo de lixo em nossa cidade.                       


                                              Rio Doce em Governador Valadares


              " Polícia Ambiental retira 10 toneladas de lixo no rio em GV "

    Foram retiradas cerca de oito toneladas de lixo do rio. Segundo os dados da Polícia Ambiental, aproximadamente 10 toneladas de lixo foram retiradas ao longo das cidades até Resplendor, que contribuiu com meia tonelada.“Os resultados foram satisfatórios, pois mostraram que a população está mais consciente quanto à importância de não poluir e preservar o rio. No entanto, as ações continuarão sendo feitas, dentro do projeto ‘Rio Doce que te quero vivo’, envolvendo toda a comunidade, órgãos públicos e associações, com campanhas e atividades de preservação e conscientização.”                                                                                   


Último mutirão de limpeza no rio em Março de 2007 em Valadares.






 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário