SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um pouco sobre a nossa cidade

Situação do lixo em GOVERNADOR VALADARES



  
    Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais.  Localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 320 quilômetros. Sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 263.594 habitantes, sendo assim o nono mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua mesorregião e microrregião.

    - Lixão:

    Valadares possui um ambiente onde é colocado todo lixo formado pelos habitantes da cidade, localizado no bairro Turmalina na BR 116.
    
                                          O que é um "lixão" ?
    Lixão é a disposição final de lixo sem qualquer tratamento. É o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e - pasmem! - é o mais usado no Brasil! 
    
    Mais de 90% do lixo em todo o país é jogado ao ar livre. Essa lixarada toda traz vários problemas. Primeiro, junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a população quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso.

    Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber!

    Como os lixões não são controlados nem medidos por ninguém, qualquer pessoa ou empresa que não raciocina muito bem pode jogar ali resíduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muito tóxicos, que deveriam ter um tratamento especial.

    O lixão a céu aberto também atrai catadores de lixo (adultos e crianças que se contaminam com doenças variadas!) e animais domésticos, que comem aqueles restos.

    Essa é a situação da nossa cidade, é triste mais é a realidade, que está gerando problemas ambientais de baixo dos nossos olhos.Tais como: Poluição do ar, solo e do nosso rio Doce.



                          Coleta seletiva: para onde vai o lixo reciclável
                                                             
      Papel velho vira papel novo, garrafa pet vira enfeite de Natal e catador de lixo se transforma em agente ambiental. Tudo isso, e muito mais, é possibilitado pela coleta seletiva. A base é separar o lixo úmido do seco para poder reciclar, porque o lixo pode ser precioso, tanto para preservar o meio ambiente, quanto para gerar trabalho e renda.
    
    Em Governador Valadares, quase todos os catadores, viviam de vender o material catado no antigo lixão. Em 2002, com o apoio do governo municipal, que construiu um galpão com maquinário, se reuniram e criaram a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva, a Ascanavi. Desde então, os catadores passaram a trabalhar em conjunto, dividindo trabalho e renda. 
    Atualmente, os 74 associados separam o que pode ser reaproveitado.   Cada um consegue tirar e média R$ 450,00 por mês.
Para o projeto dar certo é preciso que a separação do lixo funcione. Atualmente o caminhão da coleta seletiva passa em 40 bairros da cidade. São coletadas, em média,    120 toneladas de lixo seco. Durante anos a coleta ficou sem apoio. Agora, a Prefeitura vai reorganizar e reforçar o trabalho nos bairros onde já funciona. A meta é aumentar em 50% o lixo seco coletado.
   - Importante: não coloque o lixo úmido no dia da coleta do lixo seco!

Veja como os materiais devem ser separados:

MATERIAIS RECICLÁVEIS (LIXO SECO)

- Papel: Jornais, revistas, cadernos, folhas de computador, caixas de papel e papelão, embalagens longa vida (tetra pak).
- Plástico: Garrafas de água e refrigerantes (pet), embalagens de plástico, tubos e canos PVC, sacos e sacolas, brinquedos, embalagens de material de limpeza e higiene.
- Vidro: Garrafas em geral, frascos e potes de perfumes, de produtos de limpeza e alimentares.
- Metal: Latas de bebidas, de alimentos em conserva, pregos, parafusos, bacias, baldes e panelas, objetos de ferro, bronze, zinco, chumbo e alumínio.
- Isopor: caixas térmicas ou qualquer outro objeto de mesmo material.

Materiais que não podem ser reciclados e vão para coleta convencional

    Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, pó de café, chá, restos de podas e varrição, papel toalha, papel higiênico, fraldas descartáveis, guardanapos, panos e outros ainda não recicláveis ou sem mercado.

CONFIRA O DIA DA COLETA SELETIVA NO SEU BAIRRO E FAÇA SUA PARTE:
2ª- e 4ª feira
3ª e 5ª -feira
4ª e  6ª-feira
2ª e 6ª-feira
São Cristóvão
Ilha dos Araújos
São Paulo
Santa Rita
Vila Rica
Grã Duquesa
Santa Terezinha
Sir
Jardim Pérola
Morada do Vale
JK I
Santos Dumont
Palmeiras
Santa Helena
JK II
Esplanada
Lourdes
Esperança
JK III
São Pedro
Vila Bretas
Maria Eugênia
Jardim Alice
Universitário
Vila Mariana
Vale Verde
Vila do Sol

São Geraldo
Carapina
Vila Isa


N. S. das Graças
São Raimundo


Altinópolis
Elvamar


Santo Antônio



Planalto



Turmalina



  • Bibliografia: www.valadares.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário