SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Visita ao Lixão de Governador Valadares

    Fizemos uma visita ao ATERRO MUNICIPAL de Governador Valadares.
    Existe uma separação do lixo.O lixo chamado reciclável que é aquele na qual é reutilizado, sendo dividido em: plástico, papel, metal e vidro.Já o lixo orgânico, que é restos de alimentos que no caso não podem ser reciclado, é eliminado, sendo feito o soterramento.É tirado também o chorume que é drenado à uma caixa de decantação.O gás metano é queimado em canos no meio de todo o lixo do local.


- Lixo reciclável :
    Segundo a Coordenadora da área de reciclagem, Ivanildes, o lixo é separado, imprensado em uma máquina manuseada por trabalhadores e vendido para redes.
    Os trabalhadores possuíam alimentação, hoje precisam ir às suas residencias, pois no local só é mesmo servido um café as 15:00h.É oferecido à eles todo tipo de proteção como: botas, luvas, chapéis, etc.E os mesmos se recusam a usar.Já houve casos de acidentes com os trabalhadores, cortes, até mesmo profundos devido a falta de proteção na separação do material reciclado e além disso a imprudência de nós cidadãos de não separarmos o lixo em nossas casas.

- Observamos uma grande poluição do solo, por exemplo as caixas de leite que são jogadas fora sem lavar, o resto do leite que sobra pode poluir o solo mais do que qualquer outro tipo de lixo.


- Lixo orgânico :
    É levado para o lixão pelos coletores nos caminhões que passam primeiramente na balança e em seguida para o local onde será soterrado.Tudo é feito por etapas.A primeira é ser coletado, a segunda ele é soterrado, e extraindo o chorume que é drenado à uma caixa de decantação, com o seguinte processo: a água poluída por ser mais densa desce deixando na superfície a água limpa que evapora.
    O gás metano é feito através da decomposição do lixo e é queimado.

- Tudo no local é regular, segundo um dos seguranças da Vigilância Sanitária que estava presente '' Se tudo aqui não fosse regular, aconteceria como em um shopping de São Paulo a alguns meses atrás, que foi interditado pela grande concentração de gás metano e o risco de explosão ''

    Por tanto concluímos que o lixão de nossa cidade está dentro dos padrões da Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário